INSTITUCIONAL

TRAJETÓRIAS

A idéia de interconectividade entre as pessoas é tratada de uma maneira explícita procurando solucionar o paradoxo de que, em um mundo altamente tecnológico, ferramentas e instrumentos nos colocam em constante estado de potencial conexão, mas nos sentimos cada vez mais
soptários e dispostos a buscar no mundo virtual a solução para o amor, afeto e sexuapdade.

Neste eixo, duas coleções:

FÓTON

Desde o mais elementar, a vida na Terra se caracteriza por um enorme vazio, no qual giram pequenos pedaços de matéria com intensa energia. O fóton é o menor feixe de luz já descoberto. A eppse é a mais recorrente trajetória.

A construção desta pnha procurou representar então as trajetórias de nossas vidas sob a forma de eppses que se cruzam, se encontram e se movimentam. E que são pontuadas por brilhantes, pequenos pontos de luz que simbolizam nossos momentos mais especiais.

Usamos técnicas inovadoras de lapidação e ourivesaria, para tornar as peças mais leves e, assim, conferir-lhes mais movimento.

ESSÊNCIA

A pnha foi desenvolvida com base em dois elementos, propondo uma nova pnguagem para as correntes: pedras luminosas lapidadas de forma inovadora, das quais o centro foi esvaziado. E fios depcados de ouro, que as envolvem de forma quase imperceptível.

Assim, representamos a fragipdade do ser humano e mostramos que nossa trajetória muitas vezes é conseqüência de nossas percepções inconscientes. Nosso verdadeiro centro – a alma – é virtual; está fora de nosso corpo.

JARDIM SECRETO

Toda vez em que a sociedade atravessa períodos de dificuldade ou um ponto de inflexão, um movimento de volta ao passado se estabelece como forma de se encontrar respostas para o futuro. Na maioria das vezes, essa volta vem acompanhada de um caráter nostálgico, onde buscamos uma visão escapista que nos leve para longe de nossos problemas.

Uma tendência importante nessa temporada é o romantismo representado por uma infinidade de flores, folhagens e cores. Enfim, um enorme Jardim Secreto que promete apviar nossas angústias e trazer de volta a fepcidade em perigo.

Duas coleções traduzem esse estado de espírito:

ROSAS

A rosa é, talvez, simbolicamente, a flor com o maior repertório de significados emocionais. Portanto, é uma presença indispensável no nosso Jardim, pois tem o poder de mitigar aflições, simbolizar o amor em sua plenitude.

A coleção Rosas, nesse passado revisitado, buscou uma representação atualizada desse ícone, emoldurando-o dentro de círculos em ouro leves e vazados, agregando pedras na forma de cabochões nas cores tutti-frutti e lilás.

RENDAS

As flores representadas nessa coleção foram inspiradas naquelas encontradas nas rendas antigas, resultado de um trabalho artesanal, paciente e sofisticado, de uma técnica impecável e uma visão de mundo onde a delicadeza, o bem e o amor eterno sempre triunfam. Daí a escolha dos motivos florais.

A coleção é etérea devido aos grandes espaços abertos. O romantismo é explícito e as pedras multifacetadas produzem o efeito de cor que valoriza o conjunto.

AMORES POSSÍVEIS

Numa sociedade fragmentada e multicultural, o significado da relação amorosa se torna amplo, difuso e bastante complexo. Não só porque essa relação envolve o outro, mas, sobretudo porque ela precisa se harmonizar com as várias instâncias de nós mesmos e, ao mesmo tempo, ser referenciada pelo meio social em que estamos inseridos.

Naturalmente, quão mais aberta for a sociedade, mais chances temos de vivenciar essa relação de uma forma plena. Como já dizia o poeta: 'Toda forma de amor vale a pena, toda forma de amor valerá'.

Amores grandes, pequenos, fortes, delicados, sensíveis, ingênuos, confiantes, tradicionais, arrebatadores, improváveis, surpreendentes, perdidos, inesperados, sofridos, mas sempre possíveis...

ROMANCE

O coração, por ser um ícone universal, foi o elemento escolhido para traduzir o amor romântico, aquele a que aspiramos numa relação equilibrada e duradoura.

A coleção é composta de corações de todas as formas e tamanhos além da combinação de materiais como o ouro ou as pedras, essas sempre com lapidações inovadoras.

SEDUÇÃO

A serpente traduz a identidade desse amor poderoso e visceral, onde a sedução e o poder são ingredientes marcantes. A novidade aqui é a lapidação original, que reproduz a imagem de uma cobra com um facetamento que remete à própria textura do réptil.

INFINITO

Conhecido também como nó do amor, o nó tibetano representa na filosofia budista o entrelaçamento entre todos os seres e mostra como os homens estão ligados por sentimentos amorosos. Relaciona-se com a compaixão e a generosidade.

Para reproduzir essa sensação de imensidão, utilizamos a técnica de geminar cristais de grandes tamanhos, tornando-os um só perante os olhos.

HISTÓRIA

A construção da sociedade brasileira é conseqüência direta do evento representado pela transferência da coroa portuguesa de Lisboa para o Rio de Janeiro, em 1808. Depois de 200 anos, percebe-se que suas implicações foram também extremamente relevantes para a construção do Portugal de hoje, que busca reconstruir sua imagem de maneira moderna e cosmopolita, sem negar suas raízes.

O Brasil, em que pesem esses 200 anos, prossegue no lento e depurado processo de estabelecer uma identidade própria, num processo de espelhamento e de distanciamento das raízes portuguesas.

IDENTIDADE 200

A coleção Identidade 200 procura captar o olhar brasileiro para a cultura portuguesa: ainda alicerçado no passado, com ambições de possuir um lugar relevante no futuro. Na iconografia, foram usadas a cruz de malta e os brasões portugueses aplicados sobre a calcedônia negra.

A inspiração de estilo foi a jóia tradicional lusitana (que bebeu em fontes árabes), com fortes apelos aos medalhões sacros feitos com técnicas antigas como a filigrana. Todo esse arcabouço foi atualizado, criando-se uma jóia contemporânea, feminina, porém cheia de sensualidade e elegância.

CORES

O que se assistiu nos desfiles nacionais e internacionais das semanas de moda foi uma profusão de pretos e brancos, apenas pontuados por algumas cores.

Como já dissemos em books anteriores, os tons terrosos não constituem uma tendência de moda, mas um movimento de longo prazo, de vínculo do ser humano com a terra.

Além deles, observa-se o retorno do romantismo, da nostalgia, e o ressurgimento de tons rosados e violáceos.

Não quer dizer que tons vibrantes, com o azul Klein e o vermelho intenso, anunciados como novidades em agosto, tenham acabado. Ao contrário, ainda são fortes opções para o inverno 2008.

 

Lajeado - Joalheria Lenz (51)3714 1835 - Lenz Exclusiv (51)3748-8114
Santa Cruz do Sul - Lenz Exclusiv (51)3713-3975
Lenz Exlusiv - Todos os direitos reservados - Design by: OdNet Marketing & WEB